domingo, 20 de janeiro de 2013

Os prós e contras de estudar em casa



Bom, sei que não é a realidade da maioria das pessoas, muitos estudam em bibliotecas e cursinhos, ou ainda nos intervalos do trabalho ou no horário do almoço. Mas estudar em casa pode ser um grande desafio, ainda mais difícil que estudar em um ambiente próprio de estudo.

O lado bom é que você não encara trânsito, está no conforto do seu lar, com seu banheiro limpo, suas coisas organizadas, a geladeira a três passos de distância. Não é necessário carregar quilos de materiais pra cima e pra baixo, nem separar seu lanche e outros detalhes logísticos de quem tem que passar o dia fora.

O lado ruim é que tudo isso pode ser um ambiente favorável ao maior inimigo do concurseiro: a preguiça. Justamente pelo fato de você não ter que se organizar tanto, pelo fato de estar num meio familiar, com a cama ou o sofá olhando pra você... tudo isso pode acabar com seu planejamento de estudos e induzir à autossabotagem.

Além disso, dependendo de como as coisas funcionam na sua casa – marido/esposa, filhos, pais, cachorro/gato/papagaio, o fato de estar em casa pode direcionar sua atenção para outras prioridades, inclusive algumas que poderiam muito bem ser deixadas para mais tarde.

E outro ponto negativo é a confusão entre estudo e descanso, pois ficar o dia todo no mesmo ambiente pode gerar muito estresse e angústia, se você não souber separar bem o que é estudo e o que é “estar em casa”.

Então, cuidado! É importante seguir algumas dicas que tornarão seu ambiente de estudo em casa mais propício à disciplina e à motivação, sem causar tanto estresse – já basta o que você naturalmente vai ter só pelo fato de estudar muito e fazer várias provas.

Em primeiro lugar, separe o ambiente de estudo do resto: ao acordar, troque de roupa, lave o rosto, não passe o dia de pijama ou com aquela roupa confortável que vai te dar sono daqui a uma hora. Mude a frequência para “agora é hora de estudar”.

Em segundo lugar, avise aos seus familiares que você não estará disponível naquele momento e que não pode ser interrompido. Coloque um aviso na porta, ou um fone no ouvido, algo que os outros vejam e reconheçam que você está no seu momento de concentração. Nem sempre funciona, e talvez você precise de uma conversa mais séria para que os outros respeitem seu horário de estudo.

Em terceiro lugar, organize seu local de trabalho (afinal, concurseiro rala mais que muita gente!): se possível, estude fora do seu quarto, para seu cérebro separar melhor o que é descanso e o que não é. Mais importante ainda: nunca, jamais estude na cama! A não ser que você queira provocar uma confusão mental, pois aos poucos seu corpo e sua mente começarão a associar seu ambiente de descanso ao seu ambiente de estudo/estresse (boa sorte com a insônia). Organize uma mesa com suas coisas, jogue diariamente a bagunça fora, separe a papelada, deixe tudo limpo e organizado, pois a bagunça pode desconcentrar totalmente. Quando terminar sua rotina do dia, deixe tudo organizado e saia de perto, vá fazer outras atividades, desligue a sintonia de estudo e pense em outras coisas.

Local de trabalho: livros, Constituição, canetas coloridas, computador aberto exclusivamente para fazer/reler resumos, mapas mentais etc. A questão aqui é criar um ambiente de foco.


Em quarto lugar, cuidado com as armadilhas de casa: controle rigorosamente seu tempo de estudo, não fique enrolando na hora de lanchar, ir ao banheiro ou descansar. Se for preciso, utilize o relógio para ficar de olho. Desligue a televisão, o rádio e o computador – a não ser que este seja imprescindível aos estudos. Não olhe para o sofá ou para a rede (sério!), mantenha-se focado no seu ambiente de trabalho.

Enfim, estudar em casa pode ser um desafio bem maior que estudar numa biblioteca cheia de concurseiros bitolados – porque afinal, eles dão medo e fazem a gente querer estudar ainda mais. São muitas as armadilhas, e se você não se proteger delas antes, quando se der conta estará no sofá, comendo pipoca, assistindo Sessão da Tarde ou cochilando. Mantenha o foco!

2 comentários:

  1. Oi Beca, fiz o concurso do Ibama ontem, mais por fazer, estou focada no de temporário para o MINC, usei suas dicas para resolver as discursivas e foi ótimo, realmente resolver essas questões primeiro e fazer esquema antes ajudou e caíram vários itens da objetiva que ajudaram na discursiva!

    bjãoo

    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carooool, que bom! Adorei saber! Depois me conta como você foi nessa prova :) é bom fazer prova com esses macetes, né? eu quase sempre pesco alguma coisa na prova objetiva pra colocar na discursiva heheheh!!!
      Saudade!

      Beijãooo

      Excluir

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...