terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como dividir seu tempo de estudo – parte II



Ainda com base no exemplo das 24 horas semanais e das doze matérias para o concurso de nível médio do CNJ, vamos montar um quadro horário exemplificativo.

Inicialmente, teríamos 24 ÷ 12 = 2 horas de estudo por matéria. Nesse momento, começa a ponderação da divisão de acordo com suas facilidades/dificuldades, com o peso da matéria e com o nível de acerto:

Digamos que você tenha mais facilidade em Redação Oficial, Arquivologia e noções de Direito Constitucional. Então, deverá diminuir o tempo de estudo destas, para dedicar-se mais a outras; porém, como Constitucional nessa prova é peso dois, é melhor continuar praticando.

Você provavelmente nunca olhou para a cara do Regimento Interno do CNJ, então, teoricamente, deveria dedicar um tempo maior a essa matéria. Porém, repare que esse conteúdo está na parte de conhecimentos básicos, portanto é “peso um” e estará misturado com outras cinco matérias, dentre as 30 questões de conhecimentos básicos. Isso significa que, se fizermos uma divisão exata, haverá cinco itens sobre o assunto na sua prova... será que vale mesmo a pena estudar tanto Regimento? O mesmo raciocínio vale para as outras matérias de peso um. Mas digamos que você tenha muita dificuldade em Informática, então é melhor manter um tempo a mais de dedicação. Assim, veja que sua divisão de tempo já começa a ficar personalizada:

Redação Oficial: 2 – 1 = 1 (sobrou 1h)
Noções de Informática: 2
Atualidades: 2 – 1 = 1 (sobrou 1h)
Noções de Arquivologia: 2 – 1 = 1 (sobrou 1h)
Ética no Serviço Público: 2 – 1 = 1 (sobrou 1h)
Regimento Interno: 2 – 1 = 1 (sobrou 1h)

Sobraram cinco horas de estudo na sua divisão de tempo, que você poderá distribuir entre as matérias de conhecimentos específicos nas quais sente mais dificuldade, ou entre aquelas mais importantes para a prova.

Como você já tem alguma facilidade com Direito Constitucional, vamos deixar como está. Então, seria possível distribuir essas cinco horas de sobra entre as matérias que ainda faltam. Mas como o conteúdo de noções de Administração Geral e Pública é muito extenso, então será necessário passar mais tempo se dedicando a isso. Como Legislação Especial não é um conteúdo tão grande – apenas algumas resoluções –, também vamos deixar como está. Então:

Português: 2 + 1 = 3
Noções de Direito Constitucional: 2
Noções de Direito Administrativo: 2 + 1 = 3
Noções de Administração Geral e Pública: 2 + 2 = 4
Administração Financeira e Orçamentária: 2 + 1 = 3
Legislação Especial: 2

Dessa forma, você passará mais tempo estudando aquilo que lhe dará mais pontos na prova (e que normalmente é aquilo em que a maioria dos candidatos sente dificuldade), e estudará por menos tempo o que for menos importante ou aquilo em que você já tem um bom desempenho. Viu como quatro horinhas de estudo por dia podem fazer um estrago?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...