quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Apresentação



Em primeiro lugar, se você esperava encontrar as dicas de um super expert em concursos, com zilhões de anos de experiência na área etc., pode fechar a página. Esse blog não passa de um lugar onde vou compartilhar minha experiência pessoal e – quem sabe – ajudar algumas pessoas :)

Eu comecei a estudar no final de 2010, e desde então venho acumulando muitas horas de estudo, muita dor nas costas, muita tendinite, muitas crises existenciais, muitas noites em claro, muitos livros, apostilas e post-its, e algumas aprovações, é claro!

Aos poucos comecei a entrar nas listas de aprovados de alguns órgãos, e continuo “escalando” os degraus até chegar ao cargo que eu quero (por motivos de privacidade, não vou divulgar minhas classificações, pelo menos não por agora). Não preciso falar que, nesse meio tempo, foram inúmeras as reprovações!

Não sou daquelas pessoas que “ah, sentou três meses pra estudar e passou”, não sou nenhum prodígio do concurso público, não tenho anos de experiência em preparação, não sou educadora, nem nada!

Sou só alguém que, assim como a maioria, teve que começar do zero, sem nenhuma noção de direito, teve que sentar a bunda na cadeira e encarar maratonas de estudo, teve que pagar caro por apostilas que não valiam a pena, teve que fazer cursos relâmpago que também não valiam a pena, teve que dar muitos tropeços e chorar algumas vezes pra aprender sobre os melhores caminhos pra se chegar lá. E ainda não terminei!

A grande verdade é que passar em concurso não é assim tão monstruoso como parece. E a segunda grande verdade é que, infelizmente, a maioria das pessoas só não conhece a melhor forma de fazer isso, e acaba tomando uma série de decisões erradas que vão dando desânimo, cansaço – e vão começando a estimular comentários dos outros do tipo “ah, mas você já sabia que concurso é tudo carta marcada, né?”.

Se existe carta marcada? Não interessa. O que interessa é saber a estratégia que funciona pra cada um, e que abrange 423486575 (tá, umas oito ou dez) variáveis, por exemplo: capacidade cognitiva, tipo de memória, ambiente de estudo, apoio externo, tempo, escolha do concurso, escolha do método de preparação, fontes de motivação etc.

Eu vou tentar, nesse blog, mostrar um pouco do que eu aprendi sobre essa batalha toda que é passar em concursos. Se tivesse alguém pra me dar conselhos desde o início e me ensinar como me preparar, com certeza eu teria feito várias escolhas diferentes, e provavelmente minhas aprovações teriam me custado menos angústia e menos tempo.

Lembrando que o que funcionou pra mim não necessariamente funcionará pra todo mundo, e que talvez você tenha um ritmo diferente, metas diferentes, uma formação específica, um QI acima da média. Enfim, não tenho a menor intenção de criar um manual universal sobre aprovação em concursos. Apenas quero compartilhar algumas coisas que aprendi nesse longo caminho e, quem sabe, ajudar algumas pessoas. Porque acredito que errar é humano, persistir no erro é burrice, e aprender com os próprios erros é uma atitude sábia... mas aprender com os erros dos outros é ninja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...