quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O seguro morreu de velho...



Quando se trata de fazer prova de concurso, tem sempre algumas coisas que a gente acaba se esquecendo de fazer/levar/conferir, o que pode gerar uma enorme dor de cabeça, se for o concurso para o qual você está focado. Então, aqui vão algumas dicas que funcionam muito bem pra mim:

Antes da prova:
Administre os concursos: talvez você seja do tipo que escolheu um único concurso ao qual se dedicar. Mas, assim como eu, muitas pessoas se inscrevem em vários ao mesmo tempo, e isso causa uma confusão enorme com datas e inscrições. Então, organize uma tabela com os concursos que vai fazer, as datas das inscrições (e respectivos valores, afinal também é preciso administrar o bolso!), as datas da provas e os horários. Separe por concurso e por cargo, se você for fazer nível médio e superior, por exemplo. Se tem uma coisa que causa frustração é perder a data de inscrição ou de pagamento do boleto bancário, então não custa anotar tudo certinho.
Imprima comprovantes (ou salve no computador): não costuma haver problemas com pagamento de boletos, com efetuação de inscrições etc., mas vai que acontece alguma coisa e seu nome não aparece no site na hora de checar seu local de prova? Tenha tudo guardado para o caso de ter que comprovar que a inscrição foi paga no prazo correto.
Confira o local de prova: pode ser que a banca seja legal e determine um local de prova perto de casa, em um local conhecido. Mas pode acontecer de a sua prova ser em um lugar aonde você nunca foi, ou muito longe, e aí entram as complicações. Vá até o local de prova antes do dia marcado, para conhecer o trajeto, verificar se sabe mesmo chegar lá. Para quem vai de transporte público, lembre que normalmente as provas ocorrem em domingos, o que pode dificultar seu trajeto. Para garantir, faça o percurso e verifique quanto tempo vai levar. E verifique se o transporte estará normal, ou se de repente alguma via estará interditada, ou se há greve no metrô... nunca se sabe!
Durma cedo: na véspera da prova, não invente. Faça alguma coisa calma, que te dê prazer, e durma cedo, garanta boas horas de sono para acordar com o cérebro 0km. Também não vá inventar de ir com os amigos no rodízio de pizza pra depois ter que tomar sal de frutas e ficar se revirando. Isso pode acabar com a sua prova.

No dia da prova:
O que levar: documento de identidade válido, com foto e legível (ATENÇÃO! Confira a validade de seu documento. Já ouvi falar de gente que não conseguiu fazer a prova porque apresentou carteira de habilitação vencida!); comprovante de inscrição (nunca se sabe); água (cuidado pra não se entupir e ter que ir ao banheiro cinco vezes, isso é descontado do seu tempo de prova!); lanche (ok, mas não precisa levar o piquenique para a prova... leve um sanduíche, biscoito, algum chocolate ou balinha, coisas que saciem e não sejam pesadas); remédios (para dor de cabeça, dor de estômago, enjoo, cólicas, labirintite – depende de como é seu organismo); absorvente (girls, momentos de estresse podem fazer com que a menstruação chegue antes da hora); guarda-chuva (muitas vezes é preciso esperar do lado de fora até a abertura dos portões, e você não vai querer fazer prova encharcado e contraindo gripe); e canetas, muitas canetas (uma caneta minha já falhou no meio da prova).
Roupas: vá com alguma coisa confortável, que permita encarar frio e calor. Leve um casaco para o caso de estar muito frio, ou você ter que fazer prova embaixo do ventilador ou do ar condicionado. Por baixo, vista alguma coisa fresquinha, caso não aconteça nada disso e você tenha que encarar uma sensação térmica do tipo “amostra grátis do inferno” (aconteceu comigo no TRF 1ª região e na Câmara dos Deputados). Pessoalmente, gosto de tirar os sapatos durante a prova, então também levo isso em consideração. Normalmente, prendo o cabelo, evito usar colares, brincos, qualquer coisa que possa me causar irritação ou alergia.
Chegue cedo: apesar de as provas ocorrerem em finais de semana, é comum a ocorrência de engarrafamentos nas proximidades dos locais de prova, sem falar na dificuldade de encontrar estacionamento. Para não se desesperar justo nos minutos antes da sua prova, chegue antes da maioria, garanta seu lugar e aproveite o tempo de sobra pra relaxar.
Leve o caderno de provas: especialmente se esse for um concurso importante pra você, é crucial ter em mãos o caderno de provas. Nele, anote ao lado de cada questão a resposta dada no cartão de respostas (certa, errada, em branco, anulada). Assim, você poderá conferir suas respostas ao sair o gabarito preliminar, e verificar a possibilidade de elaborar recursos. Quem não leva o caderno de provas pra casa corre o risco de deixar essas coisas passarem em branco. Vale a pena ficar esperando os minutos finais de prova.

Depois da prova:
Corrija sua prova o mais cedo possível: assim que saírem os gabaritos oficiais, corrija sua prova e verifique todos os itens que você errou ou deixou em branco ou anulou (por ter marcado errado, por exemplo). Veja se há erro nessas questões, se o gabarito é mesmo aquele, se cabe algum recurso. Não pense que acaba quando você sai da sala de prova, os recursos podem mudar MUITA coisa (no concurso da Câmara, houve pessoas que tiveram uma diferença de vinte pontos entre o gabarito preliminar e o definitivo, o que garantiu a aprovação dentro das vagas).
Acompanhe fóruns de discussão: neles, você pode compartilhar dúvidas com as pessoas que também fizeram a prova, além de encontrar sugestões de recursos feitas por professores, o que pode te poupar muita dor de cabeça tentando elaborar tudo sozinho. Mas cuidado: não vire um “viciado-sem-amigos” que passa o dia inteiro nos fóruns. O resultado não vai sair mais cedo só porque você passa o dia inteiro dando “F5” nessas páginas, e com certeza você tem mais o que fazer. Entre lá, procure o que é necessário e bola pra frente.
Salve os arquivos que a banca disponibilizar: salve em uma pasta ou pendrive tudo o que puder comprovar seu rendimento na prova. Salve as imagens com o cartão de respostas, com o espelho da prova discursiva, com os gabaritos oficiais (todos), com os avisos, deixe tudo documentado. Nunca se sabe quando você terá que fazer alguma reclamação ou até entrar na Justiça para comprovar algum erro cometido pela banca. No meu caso, já tive que “comprar uma briga” com uma banca examinadora porque minha nota no espelho da discursiva era x, e minha nota no comunicado oficial era x-1. Como tinha tudo documentado, consegui rapidamente resolver o problema e ter minha nota corrigida.

Bom, por enquanto são essas as dicas de que me lembro. São bastante úteis e evitam muitos transtornos. Eu sei que a maioria das coisas não acontece – você pode não ter uma crise de labirintite, ou pode ser que não haja engarrafamento, ou ainda a banca pode fazer tudo certinho com o cálculo da sua nota. Mas tomar essas precauções evita muito estresse – imagina comprometer seu rendimento na prova por conta de uma chuva ou de uma cólica? – e protege o candidato contra eventuais erros da banca. O seguro morreu de velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...