quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Que tipo de curso escolher?



Uma das melhores formas de aprender o conteúdo necessário pra passar em concurso é fazendo cursos, todo mundo sabe. Mas é preciso tomar cuidado com o tipo de curso que você irá escolher, porque, como todo mundo também sabe, o que mais tem no mercado é gente que gasta milhares de reais em cursos que não farão a diferença para o candidato – só farão a alegria dos donos de cursinhos.

Então, aqui vão umas dicas para você pensar um pouco antes de escolher o curso ideal para a sua preparação.

Cursos presenciais:

Estar em sala de aula, cercado de outras pessoas, em contato direto com o professor, é uma grande vantagem para o aluno. É muito bom poder tirar as dúvidas na hora, responder às perguntas feitas ao longo da aula, e ter um pouco de descontração ao longo daquelas 3-4 horas. Se você é do tipo que não tem dificuldade em se concentrar, maravilha. Toda sala tem aquela galera “do fundão” que não quer nada com a dureza e nem sabe o que está fazendo ali.

Dentre os cursos presenciais, existem os cursos por matéria e os do tipo “pacotão”. Cuidado com estes últimos, pois a tendência é que eles sejam formados por aulas-relâmpago, nas quais o professor vai “vomitar” o conteúdo, e salve-se quem puder. Esse tipo de curso é ideal para quem já sabe o conteúdo, e deseja revisar, aprender alguns pontos específicos ou praticar. Se você nunca estudou pra concurso na vida, essa não é a hora de contratar um curso de pacote.

Para quem nunca estudou as matérias que irá encarar no concurso, o ideal é fazer um curso mais completo, em que o professor passe a matéria toda com calma, com resumos, exercícios, espaço para dúvidas. Se você não puder fazer (ou pagar por) um curso completo de todas as matérias ao mesmo tempo, experimente estudar uma ou duas matérias de cada vez. Vale mais a pena que tentar aprender tudo ao mesmo tempo num espaço de três meses.

(Alguns cursinhos que oferecem cursos presenciais são a Vestconcursos, o IMP, o Gran Cursos, o IGEPP, o instituto Fernando Moura, entre outros...)

Por falar em pagar, algumas instituições oferecem cursos telepresenciais, nos quais é transmitida a aula, ao vivo, para uma tela em uma sala de aula, quase como se o professor estivesse lá. Esse tipo de curso pode acabar saindo um pouco mais em conta que o presencial mesmo, já que é possível transmitir a aula para diversas turmas ao mesmo tempo (um curso que oferece aulas telepresenciais, por exemplo, é a LFG).

Mas se você já estudou o conteúdo que vai cair na sua prova, já tem uma boa ideia e deseja revisar, talvez seja a hora de encarar uma turma de exercícios. Assim, você se habitua ao estilo da banca e já vai para a prova sabendo mais ou menos o que esperar (lembra do fator sorte?). De qualquer forma, é uma ótima escolha pra quem deseja dar uma afinada antes da prova.

Outra forma de escolher o curso ideal é pelo professor. Se não faz ideia de por onde começar, pergunte a amigos que já fizeram aulas, ou pesquise nos fóruns da internet para saber quais professores são mais recomendados. Sempre tem aqueles que lotam todas as turmas, e aqueles que todo mundo se arrepende de ter contratado. Então vale a pena sondar: já que você vai pagar pelas aulas, que seja por um professor que valha a pena.

Cursos à distância:

Estão dentre as maravilhas da internet. Agora, é possível contratar uma variedade de cursos pela internet, tanto em vídeo quanto em PDF. E isso é um “adianto de vida” pra muita gente, por dois motivos: preço e tempo.

Os cursos em PDF estão cada vez mais difundidos, então você pode encontrar muitas opções de preços, professores e conteúdos disponíveis em sites especializados (eu conheço o Ponto e o Estratégia, mas com certeza existem mais). Cuidado na hora de escolher o curso: veja se o professor é bem conceituado, pesquise o nome dele em fóruns de discussão sobre concursos, ou até nas avaliações feitas pelos alunos no próprio site. Alguns cursos não são recomendados por quem já fez, e podem não ser o que você procura. Além disso, se você tem preguiça de ler, pode esquecer essa opção! As aulas são extensas, e apesar de a linguagem dar a impressão de que o professor está falando com você, ainda assim uma aula levará até quatro horas para ser estudada por completo (quero dizer estudada de verdade, porque tem gente que só lê igual à cara e acha que vai resolver alguma coisa). Pense duas vezes antes de sair comprando todos os cursos de uma tacada só.

Os cursos em vídeo são uma ótima opção para quem não tem tempo de ir a um curso presencial todos os dias, ou para quem tem horários muito específicos para estudar, ou também para quem dispõe de um orçamento menor. Por serem em vídeo, esses cursos são muito mais baratos que os presenciais, o que pode permitir que você estude mais conteúdos. Além disso, as aulas são bem mais curtas que as presenciais – apesar de serem em número bem maior –, então é possível encaixar os estudos em intervalos curtos de tempo, como o horário do almoço, ou a meia hora antes de sair para o trabalho etc.

Alguns dos cursos são gravados para que você faça download, outros são transmitidos ao vivo mesmo. Os cuidados que você tem que ter são relativos à sua senha (alguns sites limitam o número de acessos) e à disciplina, já que é você quem irá definir os horários e o ritmo de estudo. Além disso, é importante ter um ótimo acesso à internet, já que os arquivos são pesados, e você não vai querer passar raiva em vez de estudar. Alguns exemplos de sites que oferecem cursos desse tipo são o Estúdio Aulas e a Vestcon.

Claro que há muitas outras opções, mas esse é o básico para você pensar antes de escolher o curso ideal para o momento em que você está. Gastar rios de dinheiro em cursinho não vai garantir que você seja aprovado – e é isso que torna muitos empresários milionários no ramo dos concursos. Então pare, pense em que fase da preparação você está, e escolha o curso que seja mais produtivo nesse momento. Saber fazer essas escolhas faz toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...