quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Organizando o tempo na hora da prova – parte I



Mais um assunto que parece meio óbvio, do tipo “vai lá e faz, ué”, mas que pode acabar com meses de esforço e preparação. É fundamental saber controlar e dividir o tempo na hora de uma prova, para evitar ansiedade, marcações erradas no cartão de respostas e outros erros trágicos, como escrever a redação na folha errada (acontece!).

Sim, mas como organizar o tempo?

Isso depende de alguns fatores: qual é a sua velocidade de leitura? E a de escrita? Sua prova tem redação, questão discursiva? Qual é o tempo total de prova?

Se a leitura e a escrita forem rápidas, então provavelmente você fará uma prova mais tranquila (por isso é importante ler todos os dias e praticar redação pelo menos uma vez por semana). Mas vamos considerar que você vá usar todo o tempo destinado à prova.

A gestão do tempo começa por eliminação. Calcule todos aqueles tempos necessários a diversas tarefas que você deve fazer durante a prova. Tomando como exemplo a prova de Analista em Processo Legislativo do Senado Federal, que teve oitenta itens, uma redação e uma questão discursiva – cada uma de até trinta linhas – para serem feitos em 5:30h, vamos ao passo a passo da divisão do tempo: uma hora para cada discursiva, incluindo elaboração do esquema, confecção do texto e transcrição para o caderno definitivo (sobram 3:30h); trinta minutos para preencher o cartão de respostas com oitenta itens (sobram 3h); trinta minutos para comer/ir ao banheiro/se espreguiçar/”boiar” (sobram 2:30h, o que dá pouco mais de um minuto e meio por questão).

Pronto, você já sabe que terá 2:30h para ler as questões, pensar na resposta, mudar de ideia, reler os itens, fazer possíveis cálculos, rabiscar o caderno de questões etc. Parece muito, mas é preciso usar bem cada minuto, porque não tem coisa pior do que o fiscal de prova acabar com a sua concentração quebrando aquele silêncio mortal da sala e falando “candidatos, faltam quinze minutos para o término da prova”. Se você não controlou seu tempo, é nessa hora que entope uma artéria. Bate o pânico, e tá armado o desastre: é exatamente quando fazemos mais erros, marcamos gabaritos errados, dá branco...

Para aproveitar bem cada minuto, é fundamental a preparação em casa, simulando provas, treinando sua capacidade de escrita (tá achando fácil fazer um esquema de redação, um texto e ainda passar a limpo em uma hora?) e sempre tendo em mente essa divisão de tempo.

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...