quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como estudar sem tempo



O tempo – ou a falta dele – costuma ser um fator que desestimula muitas pessoas em relação a estudar para concursos. Há sempre diversas prioridades para conciliar: casamento, filhos, faculdade, trabalho, médicos, eventos, engarrafamentos etc. Porém, às vezes, um pouco de criatividade, disciplina e visão de longo prazo podem levá-lo longe sem que você perceba. Você pode fazer algumas coisas para tornar seu tempo mais eficiente e aumentar seu rendimento sem muito esforço.

Em primeiro lugar, acompanhe o jornal. Pode ser qualquer jornal do dia, pode ser na televisão, no rádio ou na internet, contanto que você esteja a par das notícias. Isso vai colaborar com seus conhecimentos de atualidades, além de poder contribuir eventualmente com outras áreas do conhecimento – por exemplo, pode ser que o jornal das oito traga uma reportagem sobre algum lançamento da área de informática, ou sobre alguma mudança na legislação. Tá pensando que jornal não é estudo? Aproveite essa hora do dia.

Em segundo lugar, aproveite seus horários de deslocamento. Vai encarar uma hora de engarrafamento até chegar ao trabalho? Se estiver de carro, pode ouvir o rádio ou escutar alguma aula ou audiobook enquanto dirige – lembra que é possível baixar conteúdos em áudio grátis no site da Câmara? –, e verá que o trânsito nem vai parecer tão desgastante. Se estiver no ônibus, pode escutar os mesmos conteúdos em Mp3, por exemplo, ou até ler o jornal ou algum material, já que não estará dirigindo – cuidado para não perder a descida! Não subestime esse tempo de deslocamento: se você gasta uma hora por dia no trânsito, o que não é muito, já serão cinco horas de estudo só durante a semana.

Se você frequenta algum curso preparatório, também pode gravar as aulas para escutar enquanto faz outras atividades – atente para as regras quanto a isso no seu cursinho. Você pode escutá-las no trânsito e também durante outras atividades do cotidiano. Se você vai se exercitar, por exemplo, em vez de colocar a música no último volume, coloque a aula de direitos fundamentais, ou o curso de exercícios de ética etc. É uma ótima forma de revisar e fixar o conteúdo. Vai passar a roupa da semana ou cozinhar? Então aproveite para fazer suas revisões enquanto isso!

Se parar para pensar, até no fim de semana é possível descansar aprendendo: alugue filmes que sirvam para os estudos ou para renovar seu entusiasmo (“A Procura da Felicidade” é um dos meus prediletos!). Vá ao cinema assistir a um documentário, por exemplo. Visite o museu, conheça exposições sobre história, arte e cultura. Se você é de Brasília, olha que fácil: há diversos passeios, gratuitos ou de preços baixos, e supereducativos que podem te acrescentar várias informações – como a visita à Câmara e ao Senado, ao Palácio da Alvorada, ao Supremo Tribunal Federal, ao Palácio do Itamaraty, ao Memorial JK... O Centro Cultural Banco do Brasil também oferece diversas opções de lazer – dentre exposições, mostras de filmes – acessíveis e muito úteis. É possível dar uma de turista, curtir o dia e ainda aprender uma coisa ou outra sem nem sentir que está aprendendo.

Filmes motivadores: A Procura da Felicidade, Erin Brokovich, Antes de Partir, Rocky Balboa (por que não?), Um Sonho Possível, Os Intocáveis...
Filmes que podem ajudar nos estudos: A Rede Social, O Dia Antes do Fim, Xingu, Argo, Torres Gêmeas, A Dama de Ferro, Antônio Conselheiro, Che...
Documentários: Lixo Extraordinário, Trabalho Interno, Uma Verdade Inconveniente, A Revolução Não Será Televisionada, O Homem Mais Procurado do Mundo, Tropicália...

Outra forma de aproveitar melhor o tempo é levar sempre um livro com você – pode ser até a sua linda Constituição. Aproveite aqueles minutos insuportáveis na fila do supermercado (em vez de fuçar as revistas à venda), ou aquela hora de fazer pé e mão no salão (em vez de jogar papo pra cima), ou a fila do banco, do médico, do restaurante... é sempre uma boa hora para decorar de vez as competências delegáveis do Presidente da República, ou os bens da União, ou os objetivos fundamentais, ou as penas vedadas, ou os crimes inafiançáveis etc.

Por fim, sempre que estiver sentado estudando, faça resumos. Pode ser uma folha de papel com o que você aprendeu, ou um mapa mental com as regras de acentuação, ou um esquema sobre a composição do CNJ, o que for: o importante é ter à sua disposição diversos conteúdos rápidos e de fácil apreensão, para que você possa revisar quando sua prova estiver próxima, ou para que você aproveite esses vários minutos à toa espalhados ao longo do dia. Se for preciso, leia esses resumos em voz alta e grave em áudio, para que possa escutar depois.

Viu como você não precisa parar sua vida inteira para estudar? Você pode continuar fazendo suas tarefas domésticas, pegando trânsito, fazendo exercícios, relaxando no fim de semana... Não espere ter o dia inteiro para estudar, comece com o mínimo de que dispõe agora, e qualquer meia hora a mais será lucro e você saberá aproveitar como ninguém. Se você esperar ter as condições perfeitas para começar sua preparação, irá adiar eternamente seu sonho e, pior ainda, não saberá dar tanto valor ao seu tempo. O que importa é fazer o melhor com aquilo que a vida te deu hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...