segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Apoio externo


Todo mundo que engata um grande projeto sabe da importância de obter apoio das pessoas ao seu redor – familiares, amigos, marido/esposa, colegas de trabalho etc. Mas, infelizmente, nem sempre essas pessoas estarão dispostas a compreender e apoiar seus objetivos – e, quando se trata de estudar pra concurso, essa realidade é bem frequente. Como lidar com isso?

Em primeiro lugar, procure lidar com as pessoas que estão em maior contato diário com você. Se você mora sozinho, será mais fácil estabelecer seu ritmo e suas regras; mas, se você mora com familiares ou amigos – enfim, pessoas que podem influenciar sua rotina e suas decisões –, será necessário decidir até onde irá compartilhar seus objetivos e sua jornada.

Se você recebe apoio dentro de casa, ótimo. Se não é esse seu caso, então você pode apelar para uma conversa, mostrando seu planejamento de estudo, a carreira para a qual está se preparando, os benefícios etc. Se isso não for adiantar para conquistar apoio, talvez seja melhor não comentar sobre esse assunto.

E essa é uma das dicas mais importantes: comente sobre seus estudos apenas com quem irá acrescentar algo bom à sua experiência. Se sua mãe acha que concurso “é tudo uma palhaçada”, se seu melhor amigo acha um absurdo você querer “ficar o dia todo carimbando papel”, se seu vizinho prefere “não se limitar ao contracheque do serviço público”, deixe para conversar sobre concursos com outras pessoas.

Procure aquele parente que dá a maior força nos estudos, ou o amigo que se oferece para estudar com você, ou aquela pessoa que conseguiu uma vaga num excelente órgão e que serve de inspiração para você. Deixe os demais “de fora”, simplesmente evite falar no assunto. Cada um tem seus valores e objetivos de vida, não deixe os outros menosprezarem suas ambições e suas escolhas.

O mesmo vale para aquelas pessoas que acham que você já deveria ter passado no Instituto Rio Branco porque está estudando há mais de um ano, ou aquelas que ficam toda hora perguntando “e aí, já passou em algum concurso?”, ou – pior ainda – aquelas que, depois de você ser reprovado em um concurso que queria muito, ainda soltam um “não te disse?”. Desvie a conversa para outro assunto.

Busque apoio nas pessoas certas, aquelas que irão te consolar quando a aprovação não vier, que irão compreender quando você abrir mão da sexta à noite para estudar, aquelas que dirão “calma, você tá quase lá!”. Nem sempre essas pessoas serão da família ou amigos próximos, cabe a você saber quem está te colocando pra cima e tomar uma certa distância dos comentários negativos.

Afaste-se temporariamente – e na medida do possível – de todas as pessoas que, de alguma forma, arrastam seus pensamentos e sua energia para longe da sua aprovação. Aquele amigo que vive insistindo para você sair no fim de semana e perder “só mais essa aula”, ou o colega que vive dizendo que você deveria parar de estudar para concurso e tentar aquela promoção. Certifique-se de que está cercado de pessoas que acreditam no mesmo que você e que o ajudarão a renovar os ânimos quando for preciso.

Outra dica fundamental em todo o processo é: não faça (nem aceite) comparações! Você é você, e não seu amigo que passou pra Anatel com seis meses de estudo. A comparação é boa quando é feita com seus próprios resultados. Avalie seu rendimento a cada prova, a cada simulado, a cada tarde de exercícios. Desafie-se a atingir um percentual maior de acertos, a ficar entre os cem primeiros em determinada prova, mas jamais se compare com o colega da biblioteca que “sabe tudo e eu não sei nada”. Esse tipo de comparação só serve para desmotivar e fazer você pensar que todo mundo é melhor e todo mundo vai passar antes.

Compare-se com você mesmo, prova a prova, e dê seu máximo. Mas não se iluda: a ideia é você não se comparar com pessoas próximas, para que isso não cause frustração e até desavenças. Porém, não se esqueça de que a concorrência está toda lá. Lembre-se do passo a passo sobre como escolher o concurso, como avaliar seu desempenho etc.

E continue fazendo o melhor com o que a vida te deu. Se não encontra apoio em determinadas pessoas, procure em outras, comece a reconhecer quem está realmente do seu lado e irá apoiá-lo quando as dificuldades surgirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...