terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Quando o edital pega você de surpresa


Você vem estudando administração de materiais há seis meses, fazendo duzentas questões de arquivologia por semana, revisando gestão de pessoas que nem um condenado, quando, de repente... Ié ié! O edital do TJDFT sai e não era nada disso que você estava imaginando!

“Já era, vou estudar pra outro concurso...”

“Mas eu não faço ideia sobre Direito Civil...”

“Não dá tempo de estudar essas matérias todas...”

Essas são as ideias que vêm à cabeça quando sai um edital diferente do que a gente esperava. E é nessas horas que a concorrência dá aquela afunilada enorme, muita gente sai debandando pra outros concursos, e os que ficarem vão encarar um nível de competitividade bem menor. Pense nisso.

É fundamental saber conciliar mais de um concurso ao mesmo tempo, e saber quando é a hora de mudar de estratégia. Se você vem estudando para concursos de nível médio da área administrativa, provavelmente sabe que as carreiras dos tribunais são muito boas em comparação a muitas outras por aí. Se você acompanhou o último concurso do TJDFT, sabe que foram chamados mais de dois mil aprovados.

Será que vale a pena jogar tudo pro alto e se dedicar a um concurso com edital tão diferente? Nessas horas, é importante questionar sua chance de ser bem sucedido: se o órgão costuma chamar centenas de pessoas, você não precisa ser mestre em Direito Civil ou Processual para ficar dentro da lista de aprovados. Se conseguir fazer pouco mais que metade dos pontos em cada uma dessas matérias diferentes, seu bom desempenho nas matérias básicas (que você já vinha estudando para outros concursos) poderá garantir uma ótima colocação.

(E quando digo ótima colocação, digo que basta ficar entre os mil primeiros para ser chamado).

Ok! Agora, a estratégia é você se dedicar 100% às matérias específicas desse edital. Largue todo o resto (supondo que você já vinha estudando as matérias básicas) e, até a data da prova, estude somente o conteúdo específico, faça muitas questões, dedique-se totalmente. É muito mais fácil partir do zero e chegar a 50-60% de aproveitamento em matérias que você nunca viu, do que ficar tentando passar de 60% a 80-90% nas matérias que você já vinha estudando. Ou seja, seu desempenho subirá consideravelmente, já que você não vai esquecer tudo só porque ficou um mês ou dois sem estudar as matérias básicas. Se achar muito drástico estudar só as específicas, faça provas completas no final de semana, sempre medindo seu desempenho.

E lembre-se: quando um edital sai completamente diferente do que você estava esperando, pode ter certeza de que todos foram pegos de surpresa, não só você. E pode ter certeza de que uma boa parte das pessoas vai dar pra trás e tentar outra coisa. Não se intimide com editais diferentes. Primeiro, analise suas chances, pesquise quantos devem ser chamados, avalie as possibilidades. Se há vários outros concursos para a área que você quer com edital aberto, talvez não seja a hora de mudar de ideia. Mas esse edital do TJDFT é um bom exemplo de que às vezes é preciso repensar sua estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...