quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Como utilizar os diferentes métodos de estudo


Assistir às aulas, ler livros, decorar artigos, explicar conteúdos, fazer resumos, resolver questões... Existem diversas maneiras de fazer um conteúdo entrar na sua cabeça, e é importante dosar/experimentar as formas de estudar. Primeiro, porque o cérebro trabalha com diversidade, então, quanto mais você varia as formas de fixar um conteúdo, mais você vai lembrar na hora da prova. Segundo, ninguém merece ficar oito horas por dia lendo a Constituição!

Além disso, também é importante que você saiba usar os métodos de estudo a seu favor, de modo que você aproveite bem o tempo disponível até o seu concurso. Então, vou sugerir algumas variações de métodos (que eu costumo usar), de acordo com a proximidade da prova / disponibilidade de tempo. E não se esqueça de ter sempre um quadro horário de estudos!

Se faltam seis meses ou mais para a sua prova, você está na frente de muita gente que vai esperar sair o edital pra correr atrás do prejuízo. Então, aproveite o tempo para ler a doutrina (os livros de constitucional/administrativo/penal/o que for cair na sua prova), grifando as partes mais importantes, resumindo capítulos. Essa é a melhor hora para ler! Estude sempre com a Constituição do seu lado, sempre lendo os artigos que forem mencionados nos livros, fazendo as anotações necessárias etc.

Aproveite também para resolver muitas questões de prova, sempre se lembrando de ir fazendo o seu “mapada mina”, conforme já expliquei um tempo atrás. Normalmente, sigo o seguinte roteiro: assisto à aula (presencial ou não), se for o caso; releio o caderno; leio o respectivo conteúdo no livro; leio os respectivos artigos na CF, se for o caso; faço um resumo do conteúdo; e resolvo questões até esgotar o assunto. Então, dá pra ver que é uma tática que leva bastante tempo (apesar de valer super a pena!). Pra quem começou a estudar com antecedência, é um caminho certo pra gabaritar muitas questões.

Também é uma boa hora para quem quer fazer cursos de teoria. Sobre isso, já falei um pouco aqui. Pode ser um curso específico, ou de matérias básicas, tudo depende do seu nível de conhecimento e da sua disponibilidade.

Se faltam de três a seis meses para a prova, é hora de ir dando mais atenção à resolução de questões e à confecção de resumos, coisas que te ajudarão a relembrar o conteúdo de forma rápida no futuro. Aqui, você vai só preparando o terreno para a reta final. É claro que, para isso, você já precisa ter ao menos noção do conteúdo, porque não adianta nada ir direto às questões e sair errando tudo (pode até ser um golpe na sua autoestima). Então, comece a dividir seu tempo de estudo com uma prioridade maior aos resumos e questões, mas ainda deixando tempo para ler conteúdos que ainda não foram aprendidos (como uma matéria que passou a ser cobrada recentemente nos concursos, ou o regimento interno do órgão no qual você quer passar).

Se falta menos de três meses para a prova, é hora de começar a entrar no ritmo de reta final: vá aumentando gradativamente a prioridade das revisões, conforme você vai “fechando” os conteúdos do edital. A ideia é que você tenha todo o conteúdo em resumos e esquemas rápidos, para ir revisando até a exaustão – até você achar ridículo recitar as competências privativas da União, ou os princípios orçamentários etc. Essa também pode ser uma boa hora para pesquisar cursos intensivos – do tipo pacotão ou de exercícios, daqueles em que você vai dar uma revisada geral no conteúdo, tirar dúvidas que ainda persistam e aprender conteúdos mais ninjas. Além disso, comece a tirar um dia por semana para fazer provas inteiras (pegue no site da banca que irá aplicar sua prova, e faça tudo como no dia da prova, contando o tempo, fazendo a redação, marcando as respostas como se fosse de verdade).

Nessa etapa, é muito bom reunir alguns colegas que estejam mais ou menos no mesmo grau de preparo para o concurso e fazer estudo em grupo. Talvez seu colega se saia melhor em direito administrativo, e você se saia melhor em gramática, enfim... Um vai tirando as dúvidas do outro. Vocês podem aproveitar para decorar conteúdos mais longos, dando “aulas” uns para os outros. Eu sugiro fazer o seguinte: separem conteúdos distintos; cada um lê um conteúdo/resumo em quinze minutos; um vai explicando, e os outros vão conferindo se tudo foi falado, se houve algum erro. É ótimo aproveitar esses momentos, e é menos cansativo. Continue utilizando esse método até as vésperas da prova.

No mês anterior à sua prova, o ideal é que você tenha feito centenas de questões de cada matéria, tenha lido o conteúdo nos livros, tenha relido seu caderno umas vinte vezes, e esteja com resumos e mapas mentais prontos pra revisar, revisar e revisar. É claro que isso é um ideal: pode ser que você tenha deixado o regimento interno do órgão para a última hora, ou aquelas resoluções pequenas e chatas sobre regulação não-sei-das-quantas. Então, continue revisando o conteúdo que você já fechou, e comece a reservar um tempo para ler diversas vezes esses conteúdos que são específicos daquela prova X.

Na semana da prova, imagino que você estará enjoado de reler tantas vezes as regras de colocação pronominal, ou as diferenças entre Windows e Linux, ou a composição do Conselho Nacional de Justiça. Sim, o método é esse. Todos esses meses de preparação e disciplina serviram pra deixar tudo pronto para que você possa retomar as matérias em dez, quinze minutos. Deixe os exercícios de lado, não tente aprender coisas novas agora. Use seus livros apenas para revisão – relendo aqueles parágrafos cheios de marcações de questões de prova. Abuse dos mapas mentais!

E comece a desacelerar (sim, parece loucura, é tentador ficar bitolando, mas seu cérebro com certeza precisa descansar). Faça uma caminhada todo dia para ir oxigenando o cérebro, reduza um pouco a carga horária de estudos, e fique tranquilo: o trabalho maior você fez durante meses, e está tudo na sua cabeça. Fritar os neurônios só vai te causar pânico na hora da prova, então deixe a cabeça respirar um pouco.

Na véspera da prova, relaxe! Se você se manteve firme na preparação até aqui, saberá a maioria dos conteúdos na ponta da língua, então mantenha o controle emocional e se dê uma recompensa por ter sido tão disciplinado por tanto tempo, vá fazer algo que te dê prazer e te deixe feliz no dia D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...