quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Surtando na hora da prova


Eu acho que todo mundo que já fez algum concurso pra valer na vida sabe como é quando começa a bater aquele pânico de ver milhares de pessoas atravessando os portões, entrando nas salas, colocando canetas e barrinhas de cereais em cima da mesa... De ver os fiscais pra lá e pra cá conferindo as identidades, mandando você guardar seu relógio (por que, meu Deus?) e indicando seu lugar.

Aposto que só de ler isso já bateu um frio na barriga...

A questão é que é fundamental saber lidar com esse sentimento na hora da prova, porque ele pode ser o seu maior inimigo, pode botar a perder todas as centenas de questões resolvidas, as horas estudadas e as constituições revisadas. Então, vou sugerir algumas técnicas para lidar com a ansiedade – e sim, com o desespero – na hora da prova.

O controle das emoções começa muito antes da sua prova. Primeiro, é importante que você saiba dosar o lazer e o descanso ao longo da sua preparação. Pessoas excessivamente estressadas tendem a não funcionar nas horas mais importantes. Então, reserve tempo pra dormir e relaxar. Eu, pessoalmente, tenho dificuldades pra dormir, então preciso de 8 horas por noite. Menos que isso, é só uma questão de tempo até adoecer. Mas cada um tem seu ritmo e seu relógio biológico, então preste atenção ao seu corpo.

Também recomendo um momento de lazer todo dia. Você não precisa ir ao cinema toda vez, nem ficar horas na frente do computador, mas uma hora por dia de descontração pode fazer toda a diferença no seu rendimento. Nas minhas épocas mais bitoladas de estudo, engatava 10 horas por dia com a cara nos livros, mas tirava meia hora depois do almoço e meia hora antes de dormir pra assistir alguma coisa (de preferência, Friends! Heheheh). Assim, dava uma relaxada, ria um pouco e recarregava as energias.

Além disso, também é importante você exercitar seu controle emocional pra quando a ansiedade vier com tudo (principalmente na hora que entregarem seu caderno de provas). Respirar fundo e bem devagar ajuda bastante, então feche os olhos, respire fundo umas cinco vezes, lembrando que você estudou, fez sua parte e agora é hora de relaxar e pôr em prática o que você aprendeu.

Uma coisa que eu aprendi e que ajuda muito é a meditação. Claro que você não vai tentar atingir o nirvana no meio da prova, mas se o coração disparar e você começar a suar frio, dez minutos de meditação podem ser muito mais úteis do que tentar fazer tudo no desespero. Lembre que nessas horas é quando a gente sai marcando itens errados, borra na redação, dá branco, aí uma coisa vai levando à outra e a gente acaba jogando a toalha. Então, aprender a se controlar antes de tudo acontecer é o melhor que você faz.

(Alguns lugares que oferecem prática de meditação são a Sociedade Vipássana, o templo Shin Budista e o centro budista tibetano KagyüPende Gyamtso).

Ainda antes da prova, recomendo que você deixe os livros de lado na véspera do concurso e tire o dia pra relaxar o corpo e o cérebro. Vá tomar um sol, dar uma volta, assistir a um filme no cinema (daqueles pra se acabar de rir), namorar, almoçar em um lugar legal, qualquer coisa que tire seu pensamento da bitolação por umas horas. Se você ainda não aprendeu algum conteúdo que pode cair na prova amanhã, meu querido, não vai ser o sábado à noite que vai resolver a sua vida...

Você também pode recorrer à espiritualidade (vai de cada um) nos momentos de ansiedade. Rezar, pedir força, serenidade, disciplina, isso acalma muitas pessoas nas horas difíceis. Só não adianta enrolar durante três meses e achar que Deus, Buda ou Alá têm culpa se você não passar. Se você estudou “igual à sua cara” e passou, parabéns, você tá com a sorte afiada! Mas eu sou da teoria de que a sorte só encontra quem já está preparado.

Por fim, uma coisa que faço quando me bate o famoso branco é: calma, você estudou essa matéria, tá tudo dentro da sua cabeça! E apelo pro “brainstorm” (ou tempestade cerebral): se eu não lembro se direito civil é ou não matéria de competência privativa da União, começo a enumerar todas as competências privativas que me vêm à cabeça. Se não deu certo, começo a pensar nas competências concorrentes. Se não deu certo, tento lembrar se ela é rosa ou amarela (vai entender...). Se ainda não deu, penso “vou lembrar disso daqui a pouco” e sigo fazendo as questões. Nem sempre funciona, mas ao menos evita que eu entre em pânico e comece a chorar nos quinze minutos do primeiro tempo.

E ainda há muitas outras coisas que você pode fazer pra evitar surpresas na hora da prova e, consequentemente, mais nervosismo. Você tem que controlar a ansiedade antes, porque se deixar pra pensar nisso só na hora que entregarem seu caderno de prova, pode ser que você esteja num momento de insegurança, de medo dos outros candidatos, de culpa por não ter estudado mais etc., e pode ter certeza de que isso é um dos mecanismos de “seleção natural” de muitos concurseiros preparados por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...