segunda-feira, 4 de março de 2013

Pipoca e atualidades

Eu já falei antes sobre a necessidade de conciliar suas atividades do dia a dia com o aprendizado pra concursos. É muito importante ter uma folguinha de vez em quando, mas mesmo nos momentos de lazer é possível acumular conhecimento, ficar por dentro dos temas atuais e, principalmente, desenvolver um raciocínio crítico, fundamental para a prova e para o resto da sua vida.

Hoje estava lendo um artigo sobre filmes que podem ajudar para concursos, e resolvi dar uma atualizada nas dicas aqui do blog. Algumas das sugestões podem já ter sido mencionadas, mas outras são bem recentes e valem a pena demais.

Dessa lista ainda falta assistir a vários, mas os que vi eu recomendo. Xingu é uma história maravilhosa sobre a ocupação do Brasil e a jornada dos irmãos Villas-Boas para proteger os povos indígenas e criar uma grande reserva natural. O filme traz questões como o choque cultural, a luta pela posse de terras e a demarcação das reservas indígenas, temas polêmicos até hoje (lembra da Raposa Serra do Sol? Se não lembra, pode abrir já o Google!). Muito bem feito e muito bonito.


Margin Call - O dia antes do fim - trata do ponto em que estourou a crise de 2008, nos Estados Unidos. Não é bem um filme-documentário, não vai ficar explicando toda a crise e todas as causas, é mais um relato sobre a "bolha" gerada dentro do mercado financeiro. Eu, pelo menos, gostei. Aliás, difícil não gostar de um filme com Kevin Spacey. E o tema ainda continua bastante atual - para quem acompanha as notícias, os EUA pretendem processar a agência de classificação de risco Standard & Poors, por fazer supostas avaliações enganosas de riscos de títulos.


E o grande vencedor do Oscar, claro, ninguém pode deixar de assistir. Argo venceu o prêmio de melhor filme da academia, e seu tema é a revolução islâmica do Irã, ocorrida em 1979. Naquele ano, o então governante "Xá" Reza Pahlevi foi derrubado do poder e substituído pelo líder islâmico (aiatolá) Khomeini. Desde então, a relações entre EUA e Irã foram se deteriorando e, até hoje, eventualmente ocorrem trocas de ameaças, já que o Irã, atualmente governado pelo aiatolá Ali Khamenei e pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, vem sendo acusado de enriquecer urânio com a finalidade de produzir armas nucleares. O filme tem foco no resgate de diplomatas norte-americanos que ficaram presos na embaixada do Canadá, o que gerou uma operação digna de um filme do Oscar, realmente.


E esses são só alguns dos filmes sugeridos nesse artigo da Globo. Vale a pena assistir a todos eles, alguns são verdadeiras aulas, e você aprende sem se entediar, o que é melhor ainda! Você aprende sobre história, geografia, temas da atualidade, e enriquece seu conteúdo para as provas (deu pra ver que cada filme já "puxa" uma série de assuntos, né?). Então, no fim de semana, ir ao cinema ou alugar um filme pode ser uma ótima pedida pra relaxar e se manter firme no seu objetivo maior. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...