segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A primeira aprovação


Chega dá uma adrenalina só de pensar, né? Ufa! A hora da virada, a hora de comemorar, a hora de contar pros familiares, a hora de fazer novos planos.

E sim, a hora de tomar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, se você foi aprovado em algum concurso, merece comemorar demais, sair com os amigos, com a família, tomar uns drinks, enfim, festejar!

Depois de comemorar sua aprovação, preste atenção em alguns detalhes para evitar estresse e facilitar sua vida quando sair a nomeção.

Em primeiro lugar, se você foi aprovado, mas não dentro das vagas, cuidado: pesquise a real chance de ser nomeado, verifique o prazo de validade do concurso, ligue no setor de Recursos Humanos do órgão/entidade, fique por dentro. Se há 280 vagas para o seu cargo, você ficou em 302º e o concurso é válido por até quatro anos, seja feliz: é bem provável que seja nomeado (veja bem, eu não disse pra largar os livros)! Mas se há duas vagas, você ficou em 25º e o concurso é válido por até dois anos, mantenha-se firme nos estudos. Estar no cadastro de reserva, em regra, não significa nada enquanto não sair a nomeação.

Mas se você está dentro das vagas previstas no edital e o concurso já foi homologado, só alegria! Você tem direito à nomeação, e basta ficar de olho na data em que será convocado. Para isso, fique de olho em alguns aspectos:

É importante saber quando ocorrerá a nomeação, para já tomar providências relativas a documentos e exames médicos. Se a nomeação estiver próxima (menos de três meses), já pode começar a providenciar exames médicos, caso o próprio órgão/entidade não os realize e você tenha que agir por conta própria. Entre no site ou ligue no RH e obtenha a lista de exames necessários, para já ir agendando o que for necessário. A maioria tem prazo de validade de 90 dias.

Também é importante atentar para os documentos exigidos. Alguns exigem comprovação – por exemplo, certificado de conclusão do ensino médio –, outros demoram (e muito!) a ficar prontos, como algumas certidões criminais negativas. Inclusive, se você é de uma cidade diferente de onde tomará posse, pode ser que tenha inclusive que ir à sua cidade de origem para providenciar alguns documentos. Comece a entrar nos sites respectivos e pesquisar.

Além disso, veja se seu cartão de vacinas está atualizado, se o órgão exige alguma vacina específica. Senão, já comece a providenciar também. Vá tirando cópias de todos os seus documentos, providencie um conjunto de fotos 3x4 (lembre-se que a foto irá para o seu crachá! Não vá entregar aquela foto descabelada com cara de morto-vivo), tudo para acelerar sua posse quando sair a nomeação. Assim, se houver alguma pendência, provavelmente será algo rápido de se resolver, e você não ficará estressado à toa.

Tem gente que acha que quando sai a nomeação, é hora de tirar férias, “porque você vai ter trinta dias para tomar posse e mais quinze para entrar em exercício... vá viajar!”. Mas a realidade é que esse tempo pode acabar sendo curto se você não tomar cuidado. Sempre há uma série de coisas para providenciar, e se ficar bocejando e enrolando pode até correr o risco de perder as datas. Além do mais, se deixar para tomar posse e entrar em exercício depois, lembre-se de que as vagas existentes já vão sendo preenchidas, e isso pode reduzir suas chances de conseguir ser lotado em um lugar mais legal quando começar a trabalhar. Resumindo: pense duas vezes!

Agora o maior cuidado que você deve tomar: se esse não é o concurso que você estipulou como meta, se esse ainda não é o cargo na carreira que você deseja, não se acomode! Essa é a melhor hora pra dar um gás e se manter firme na preparação para sua meta final. Você já atingiu um nível bom de conhecimento e experiência de provas, e já sabe que SIM, é capaz de passar em concurso. Então, descanse um pouco, mas retome o mais cedo possível os estudos, porque deixar pra pegar nos livros só daqui a não-sei-quantos-meses pode ser uma armadilha – vai que você começa a achar seu salário uma gracinha, ou pega uma função e esquece o que você realmente queria!

Lembre-se do seu objetivo final e aproveite esse momento de conquista e autoconfiança pra dar uma renovada nos ânimos e se manter firme nos estudos. É muito mais fácil continuar estudando (mesmo que seja num ritmo menor) do que tentar recuperar informações daqui a um ou dois anos, quando outras leis terão sido criadas, outros conteúdos terão começado a cair em provas, outro acordo ortográfico terá entrado em vigor etc (já dá coceira só de pensar)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...