quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como estudar leis específicas

Bom, pessoal, primeiramente gostaria de "comemorar" o fato de o blog (ainda que meio largado ultimamente) estar sobrevivendo firme e forte! Passamos de 3.000 visualizações (e com uma média de quinhentas visualizações por mês)!!! Posso dizer que atingi meu objetivo, que sempre foi o de compartilhar um pouco da minha pouca experiência, dividir ideias que foram descobertas em livros, palestras, outros blogs, conversas com professores, mostrar erros que cometi, para que sirvam de alerta... Enfim, tentar ajudar quem sonha com o serviço público, e quem sabe facilitar um pouco essa luta.

Mãsss, passado o momento "ouuunnti", vamos aos que interessa. A maioria dos editais, especialmente os de nível superior, costuma trazer conteúdos bem específicos, que valem só para aquele determinado órgão, só para aquela carreira, só para aquela área de atuação. Muitas vezes a gente só finge que não existe e reza pra que aquele conteúdo não caia pesado. Mas, dependendo da prova, aqueles pontos podem ser fundamentais, ou aquele conteúdo pode ser tipo metade dos pontos!

Por exemplo, tribunais sempre cobram alguma coisa relativa a seus regimentos internos. Ok, como estudar aquilo sem que tome a maior parte do seu tempo? Afinal, é um conteúdo que só vai servir para aquela prova.

Mais uma vez, você tem que saber qual é o peso daquela matéria na nota final. Se for muito pequeno (digamos que, em 80, haverá 3 ou 4 questões), sugiro focar mais na estrutura e organização do órgão, suas subdivisões, sua hierarquia. É quase obrigatório cair alguma questão nesse sentido. No mais, quando faltar um mês para a prova, faça uma leitura diária (tipo livro de cabeceira mesmo) do regimento, e alguma coisa você vai lembrar na hora do "vamo ver"! É claro que, se você estiver ninja nas outras matérias, pode se dedicar mais.

(já falei sobre a divisão do tempo de estudos nesse post)

Mas pode ser que o regimento seja parte fundamental na sua prova (assim como é para o cargo de Analista Legislativo - Técnica Legislativa da Câmara dos Deputados, por exemplo, em que há cerca de 10 a 20 questões para cada regimento, com peso dois). E aí, salve-se quem puder? Adianta ficar só lendo o regimento?

Nesse caso, recomendo que você separe os capítulos que vão cair (cuidado pra não ler coisas desnecessárias!), e vá subdividindo, até formar pequenos capítulos, que você possa resumir em esquemas e/ou mapas mentais. Leia esse capítulo umas três vezes, sublinhando o que for mais importante. Depois, faça o resumo de modo que faça sentido pra você, com suas palavras, na ordem que achar melhor, com desenhos, cores etc. Acabou? Passe pra próxima leva de artigos, parágrafos, incisos e alíneas, separando novamente por tema.

Pra quem não se lembra, esse é um mapa mental  sobre Lideranças na Câmara dos Deputados. Se a lei/regimento tiver peso muito grande na sua prova, prepare-se pra fazer isso mesmo!


Além disso, lembre-se de fazer anotações na lei específica, verificando possíveis "links" com outros assuntos que estejam em artigos diversos, sempre fazendo a remissão. Por exemplo, você está no artigo 14, que fala de competências do órgão "x". Mais tarde, no artigo 75, você lê algo a mais sobre "x", então é hora de anotar: "ver art. 14, sobre competências"; ou, lá no artigo 14, anotar "o órgão 'x' também tem a responsabilidade tal, ver art. 75". Assim, você vai interligando as ideias e se apropriando melhor do conteúdo como um todo. Estudar fazendo associações tem um efeito muito maior na memória.

Resumos ao longo do texto da lei.
Sempre fazendo referências a outros artigos e até a outras leis ou à Constituição (não, ainda não aprendi a mexer nas fotos!).


Por fim, lembre-se de procurar questões de provas anteriores que tenham cobrado o tema. Faça as questões como todas as outras, olhando a resposta correta, marcando no texto da lei. Mas cuidado: não pense que a próxima prova vai cobrar a mesma coisa! Leis específicas de determinado órgão/carreira costumam cair raramente em prova, e o examinador não vai dar essa bandeira. Estude sim as questões anteriores, mas sempre lembrando que provavelmente outros conteúdos serão exigidos de você! Aqui, seus resumos e esquemas acabarão valendo bem mais que as questões.

(Vale, inclusive, toda vez que for estudar a lei/regimento, elaborar suas próprias questões de prova para resolver uns dias depois, pra ver se você se lembra do que viu. Funciona!)

É uma parte dos estudos bem específica, com exceções à regra de como estudar. Mas são pontos que podem fazer toda a diferença, dependendo do concurso (para a área de regulação, ou para consultor, ou analista de tribunal, e por aí vai...), e não vai ser você que vai dar mole!

2 comentários:

  1. Ótimo texto, obrigado por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou! É um prazer compartilhar essas dicas e saber que estou ajudando ;) Bons estudos!!!

      Excluir

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...