quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aplicativos para estudar

Quando falei sobre estudar sem dinheiro, mencionei os aplicativos gratuitos para celular/tablet como uma das vantagens da internet na jornada dos concursos. Baixei alguns mais conhecidos e testei pra dizer no que cada um pode contribuir.

Um que eu achei bem simples e bacana é o "Acentuando". O nome é autoexplicativo, é um jogo em que você responde a uma bateria de 50 questões sobre acentuação. Para cada 10 acertos, você ganha uma vida a mais. Mas o mais legal é que, a cada questão, você já recebe automaticamente a resposta com a regra gramatical usada naquela palavra. Bem simples, mas depois de 50 questões, você já fica careca de saber aquelas regrinhas. O aplicativo está atualizado em relação ao novo acordo ortográfico, e você pode escolher três níveis de dificuldade pra jogar.


Outro bem interessante é o "Gabaritar". Nele, você segue três etapas: planejar, estudar e acompanhar. No planejamento, você escolhe o edital da prova que deseja fazer (depende se o concurso é federal ou estadual, e se o grau de escolaridade é médio ou superior). O aplicativo baixa os editais da internet de acordo com o cargo escolhido (se nenhum dos editais for o que você quer, é possível escolher o "edital genérico" e personalizar). Uma vez baixado o edital, o aplicativo já diz quantas horas de estudo são necessárias para cada matéria (essa estimativa eles fazem de acordo com os primeiros colocados em concursos anteriores - legal, né?). Depois, você define as datas de início e término dos estudos, com base na data da prova ou na quantidade de horas diárias de estudo. A partir daí, é hora de estudar: você seleciona a matéria a estudar e inicia a contagem do seu tempo de estudo. Ao terminar, salva o que foi cronometrado, e o aplicativo vai gerando estatísticas pra você acompanhar quanto da sua meta já foi cumprido, quais matérias estão mais avançadas etc. Bem completo, ajuda a manter a disciplina. Além disso, esse app tem um feed de notícias sobre concursos, com informações extraídas de vários sites especializados no assunto, além de vários simulados pra você praticar (com direito a estatísticas de acertos).


Uma versão bem mais simples é o "Aprovado". Para iniciar a atividade, você cadastra uma matéria a ser estudada, e seleciona se o tempo de estudo será registrado manualmente ou por meio do cronômetro do aplicativo. Depois, é só pôr a mão na massa e estudar, salvando o registro dos estudos ao final da atividade. Você consegue um controle rigoroso do seu tempo de estudo, pois o app registra todas as suas atividades, separadas por dia, semana e mês. Você pode ver o que já estudou através do histórico, e também por meio de um gráfico, que diz quanto do seu tempo de estudo foi dedicado a cada matéria (tem tudo a ver com o post anterior!).


Um que eu já mencionei aqui no blog é o "FreeMind", usado para elaborar mapas mentais. Com ele, você vai resumindo o conteúdo estudado por meio de "ramificações", que você utiliza para subdividir determinados assuntos. Você pode usar recursos visuais, como pequenas imagens, tamanho da fonte, cores etc. (as opções são poucas, mas é só usar a criatividade). Os arquivos ocupam pouquíssimo espaço no computador/tablet/celular, então é possível armazenar bastante conteúdo num lugar só, e levar para a sala de aula, biblioteca, sala de estudos...

Com certeza existem muitos outros, mas esses você encontra facilmente e de graça! É ótimo pra auxiliar na concentração, pra aprender assuntos novos sem se cansar, pra retomar conteúdos mais pra frente, e foge do óbvio livro+caderno. Eu adoro ;)

10 comentários:

  1. Muito obrigada Rebeca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Fico feliz de saber que as dicas ajudam ;)

      Excluir
  2. Poxa, Rebequinha, o ACENTUANDO e o GABARITAR não tem pra iPhone... =(
    Fui mó empolgada...=( Mas já to baixando o APROVADO. VOu ver se tem como usá-los pelo PC mesmo, achei fantástico! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili! Não sabia! Como meu celular é Android, procurei pelos aplicativos no meu 'market'. Mas vou dar uma olhada nos aplicativos pra iphone, ipad etc. e posto por aqui também! :)

      Excluir
  3. Obrigada Rebeca pelo post, sou desenvolvedora do Aprovado, fiquei muito feliz com seu post =)

    Em breve vamos ter o site do Aprovado, quem não tiver nem celular Android ou Iphone pode contabilizar seus estudos direto pelo site, acho que vocês vão gostar =)).

    Se alguém tiver alguma dúvida, problemas ou sugestões podem entrar em contato com a gente por contato@sandrobot.com ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, obrigada pelo feedback!
      Quando estiver disponível a versão do aplicativo direto pelo site, me avise pra eu divulgar. Nem todo mundo tem celular com aplicativos, e às vezes um simples pc numa biblioteca já resolve ;)

      Excluir
  4. Olá Rebeca, lançamos uma nova atualização do Aprovado, agora além da versão para iOS (http://bit.ly/aprovado-ios) e Android (http://bit.ly/aprovado-android) temos também a versão web (www.academiadoaprovado.com.br). E estamos interligando todos os dispositivos que possuem o Aprovado para trabalharem juntos ;).

    Assim que você atualizar, ele vai pedir para você criar uma conta de usuário no nosso site www.academiadoaprovado.com.br, o registro é gratuito e ao concluir o cadastro você poderá visualizar suas atividades/matérias tanto no aplicativo como no nosso site.

    Nessa nova versão, a cada nova atividade que você realizar, e você possuindo conexão com a internet, ela tentará sincronizar com o site. Isso não impede que você estude em modo offline, você pode estudar normalmente sem acesso a Internet e depois sincronizar mais tarde quando tiver conexão. E caso você estiver mais de um dispositivo que possua o Aprovado instalado, é só utilizar a mesma conta de usuário e manter sempre sincronizado que tudo estará interligado :).

    Incluímos também nessa atualização gráficos de conteúdos e a possibilidade de acrescentar anotações em uma atividade. Você pode saber todas as novidades da versão acessando www.academiadoaprovado.com.br/ajuda .

    Se puder divulgar essas novidades aos seus leitores acredito que eles possam gostar =), qualquer dúvida pode entrar em contato diretamente comigo pelo email talita@sandrobot.com .

    Muito obrigada mais uma vez pelo post Rebeca =)).

    ResponderExcluir
  5. Migrei do Android para o Windows Phone e não posso baixar o app!!!! Acabei perdendo todo meu cronogramae histórico de estudos! Por favor, disponibilizem para o Windows Phone também! Somos milhares de usuários que ficaram de fora :(
    E o site não é prático como o app, o que inviabiliza o uso!
    Grata.

    ResponderExcluir
  6. Migrei do Android para o Windows Phone e não posso baixar o app!!!! Acabei perdendo todo meu cronogramae histórico de estudos! Por favor, disponibilizem para o Windows Phone também! Somos milhares de usuários que ficaram de fora :(
    E o site não é prático como o app, o que inviabiliza o uso!
    Grata.

    ResponderExcluir
  7. Migrei do Android para o Windows Phone e não posso baixar o app!!!! Acabei perdendo todo meu cronogramae histórico de estudos! Por favor, disponibilizem para o Windows Phone também! Somos milhares de usuários que ficaram de fora :(
    E o site não é prático como o app, o que inviabiliza o uso!
    Grata.

    ResponderExcluir

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...