segunda-feira, 29 de abril de 2013

Concentração

Hoje recebi um email do site do professor Rogério Neiva (que eu já tinha divulgado antes), sugerindo uma técnica bem simples para aumentar a concentração, e achei que não custaria nada divulgar por aqui.

Basicamente, a ideia é fragmentar seu tempo de estudo em pequenos intervalos (de 15 a 45 minutos), de modo que você acompanhe seu rendimento ao final de cada intervalo. Você pode usar um cronômetro pra isso, e assim você vai ficar mais focado, sabendo que tem apenas 20 minutos, por exemplo, para concluir aquela etapa do seu estudo.

Time is money!


Essa é, basicamente, a utilidade de se montar o quadro horário de estudos, que eu considero fundamental pra que o estudo seja focado, e você não fique estudando aleatoriamente, gastando tempo em coisas que não mereceriam tanta atenção.

Mas fragmentar ainda mais o tempo de estudo realmente é muito bom. É meio psicológico mesmo: em vez de ter duuuuas horas pra ficar estudando raciocínio lógico (e aí, entra a enrolação entre uma questão e outra, a "viagem" enquanto tenta lembrar a fórmula etc.), o cérebro se mantém mais ativo se você estipular metas pequenas. Em uma prova de concurso, é comum termos apenas 2 minutos por questão, por exemplo. Então, desafie-se a resolver 10 questões em 20 minutos. Conseguiu? Ótimo! Mais 20 minutos, mais 10 questões. Senão, quantas você resolveu? E quantas acertou? Ao final das mesmas duas horas, você já produziu seu próprio feedback, e já pode traçar metas diferentes para a próxima vez que for estudar aquele assunto.

Concurso é isso mesmo, é saber trabalhar sob pressão. Acertar 10 itens de direito constitucional em casa, comendo mosca, é tranquilo. Tem que acertar os mesmos 10 itens suando frio, com 40 segundos pra cada, controlando a ansiedade de fazer uma prova importante pra sua vida... E se não treinar isso em casa, não vai ser no dia da prova que você vai aprender.

Uso bastante a dica do professor Rogério, e recomendo não só o artigo, como todo o site dele. ;)

Um comentário:

Deixe sua dica também! Ou dúvida, desabafo, experiência...